Em Itabuna mais de cem pessoas participaram da aula inaugural do curso de Ikebana
A aula inaugural do curso de Ikebana Sanguetsu reuniu mais de cem participantes do Sul da Bahia, na última quarta-feira, dia 28 de setembro, em Itabuna, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, no bairro Jardim Vitória. O curso de arranjos florais in natura está sendo ministrado pelo professor Sidnei Gomes Sposito, com 20 anos de experiência na arte, contando com o apoio da ministra Patrícia Leal.
Empresários, jornalistas, advogados e professores estiveram presentes na sede da Igreja Messianica Mundial do Brasil participando da aula inaugural. O casal de escritores, João Batista de Paula e Expedita Maciel Viana, por exemplo, autores do livro “ Flores para um mundo melhor” participou do evento como felicitações a chegada da primavera. Segundo João de Paula, escritor e jornalista, a beleza da ikebana eleva o nosso sentimento e espírito de gratidão. Ele vai participar dos três módulos da Sanguetsu ( San – Montanha. Guetsu – Lua)
A ministra da Igreja Messianica de Itabuna, Patrícia Oliveira Leal disse que está muito satisfeita com a participação da comunidade regional, na vivencia com a flor por que gera um bem estar para todos, trabalhando com a energia vital da natureza e das pessoas. Vale ressaltar que é a primeira vez que o curso de Ikebana está sendo realizado em Itabuna, capacitando os participantes para serem novos professores.
“ Trata-se da elevação da espiritualidade por meio da flor”, frisou o professor Sidnei Gomes.
Módulos do Curso
A próxima aula está agendada para acontecer no dia 28 de outubro. O curso Ikebana Sanguetsu abrange três modolos: Moribana- É a forma de arranjo vivificada em suiban( vasos rasos e de boca larga ; Nagueire- Trata-se da forma de arranjos na qual galhos e flores são vivificados em vasos ( jarros e potes) altos e de boca estreita, inclinados como se estivesem ao sabor do vento. Nagueire significa arranjar com graciosidade, cuidando para que a forma fique bonita e leve, como se estivesse flutuando ; e Módulo Jiyûka-É como são chamadas as ikebanas modernas que tendem à originalidade, estilo livre.
No Brasil
O Professor de Ikebana informou que no Brasil mais de 6 mil alunos participaram do curso de Ikebana . “ Somos a maior Escola de Ikebana do Brasil”, comentou. Acrescentando que nos últimos 20 anos, o Curso de Ikebana Sanguetsu, registrou 5 milhões e seiscentos mil pessoas que trabalharam, participaram de vivencia da flor. “ Nossa meta é alcançar o maior número de pessoas, dentro da filosofia: onde quer que haja pessoas, haja também flores”.
A Ikebana ensina que a flor se aproxima muito do ser humano em sua anologia e características, em sua energia vital. O fundamental é trabalhar o equilíbrio e a harmonia da pessoa.
MURAL DE FOTOS
Centenas de pessoas estiveram em Itabuna participando da aula inaugural do curso de Ikebana, que vai prosseguir nos meses de outubro e novembro. Veja a felicidade de todos preparando Ikebana para um mundo melhor.
Ikebana Jiyûka- É como são chamadas as Ikebanas modernas, estilo livre. |
Professora e Diretora da Unidade da Kumon de Itabuna, Andréia Sousa Nascimento, feliz com os arranjos florais. |
com a jornalista e administradora de empresa, Janete Assis; e Maria do Carmo. |
Centenas de pessoas lotaram a Nave da Igreja durante o Curso de Arranjos Florais. |
Jovenina Pereira Monteiro Silva, há anos cuida do Belo na Igreja Messiânica. Nina como é conhecida adora fazer arranjos. |
Professora Erotilde, a escritora Expedita Maciel e o Jornalista e escritor João de Paula, atentos as explicações do professor Sidinei Gomes Sposito pela beleza e o equilibrio dos arranjos florais.
Joselene Silva Santos feliz com as graças dos arranjos e do Jornalista João Batista de Paula.
João de Paula medindo o espaço de uma rosa para outra com os dedos indicador e polegar. Dedos que valem ouro. |
João de Paula, o Battisti Bulcão, com as rosas para fazer a Ikebana.
Expedita Maciel Viana contemplando os arranjos florais que vão ser montados durante a aula.
Joselene, Expedita e João de Paula na mesa de arranjos durante o curso de Ikebana, na Igreja Messianica Mundial do Brasil, em Itabuna.
Em cada mesa: quatro pessoas e quatro arranjos naturias.
Professor do curso de Ikebana, há mais de 20 anos, Sidnei Gomes Sposito, observando Expedita Maciel Viana, escritora e funcionária pública estadual, preparando sua Ikebana.
Professor Sidnei Gomes Sposito orientando a posição das flores nos vasos para gerar equilibrio e armonia.
Todo mundo ficou mais feliz com as flores e a possibilidade de ser professor de ikebana.
Expedita Maciel Viana, escritora, esposa do Jornalista e Escritor João de Paula, amou as flores e os arranjos de um modo geral.
Andréia Sousa Nascimento ficou com quatro colegas e amou a participação de todas na preparação dos arranjos.
A senhora Lindalva Navarro Aquino, uma das pioneiras da Igreja Messianica, com a empresária Verona Silva Margalho.
Jornalista e Escritor João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, autor do Livro: Flores para um mundo melhor.
João de Paula disse que não é formiga, nem abelha, nem beija-flor; mas, adora a beleza das flores.
Expedita viveu a primavera e foi de blusa também florida em homenagem a estação mais bela do ano.
Sidnei Gomes spolito declarou que a energia vital não é estática, muda de acordo com nosso dia -a-dia.
Janete Assis e Maria do Carmo são dedicantes fiéis da Messianica
As amigas de viagens ao Solo Sagrado de São Paulo: Expedita Maciel e Verona Silva Margalho, respectivamente, Detran de Itabuna e Nossa Papelaria.
Advogada e empresária Maria Dayse Modesto Campelo brilhou com os arranjos florais.
A equipe de João Batista de Paula:Erotilde de Carvalho( Funcionária Pública Federal), Expedita Maciel ( Escritora), Joselene Silva Santos ( Empresária), João de Paula ( Escritor e Jornalista); e a amiga Lindalva Navarro Aquino.
Erotilde, Expedita, Joselene, João Batista de Paula, o quarteto da Ikebana Sanguetsu.
Categorias:
Pessoal
0 comentários:
Postar um comentário