TÍTULO DE CIDADANIA ITABUNESE PARA” SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE SAIA”.


Expedita Maciel e os animais de rua

ATÉ APRESENTADORA DA TVI, NANDA GALVÃO,  PEDIU AO VIVO AOS VEREADORES DE ITABUNA QUE CONCEDA O TÍTULO DE CIDADANIA ITABUNENSE PARA DONA EXPEDITA MACIEL VIANA.

J U S T I F I C A T I V A

Expedita  Maciel Viana, cearense, de Fortaleza.
Foi uma das primeiras  cabeleireira e esteticista de Itabuna, formada pela Escola Charme Profissional de Cabeleireiros, pela  NIASI E LOREAL DE PARIS.
Trabalhou em Itabuna na profissão há 30 anos, no salão de Gervásio Cabeleireiro, um dos pioneiros da Bahia.
Ela chegou em Itabuna no ano de 1968,  com seu primeiro esposo, Antonino Viana, na época, gerente do Banco do Brasil, para trabalhar na região cacaueira. Há 14 anos é casada com o Jornalista e escritor João Batista de Paula, onde desenvolvem atividades culturais através da escrita para um mundo melhor.
Ela é mãe de 4 filhos, além de ter criado seis adotivos.
Expedita Maciel foi formada em 1975, na primeira turma de Ciências Físicas e Biológicas da FESPI- Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna, hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Na época fez campanha de arrecadação de blocos para a construção da FESPI, juntamente com as colegas de sala.
Ela trabalha no Detran de Itabuna há 31 anos; dos quais 25 anos foram dedicados ao setor  Psicoteste. Hoje, ainda, continua no DETRAN.
Tem participado ativamente das campanhas para prefeito e vereadores de nossa cidade.
Expedita Maciel, é mãe, avó, bisavó. Está concluindo  seu primeiro livro intitulado: “VIM, VI E VENCI”, onde narra a felicidade de ter conhecido Itabuna, sua gente, seu povo. Feliz por ter construído seu patrimônio nessa terra e por ter feito  centenas de amigos, políticos, empresários, médicos.
Há mais de 20 anos, Expedita do Detran, tem ajudando  e colaborando  com os animais de rua: Cães e Gatos. Alimentando-os e resgatando-os para assistência médica veterinária.
Nunca fundou nenhuma ONG e nem pediu doações para seu trabalho voluntário voltado para salvar os animais. Sempre atuou calada e silenciosamente beneficiando os animais.
Expedita é chamada por seus colegas de trabalho e por um grupo de veterinários de Itabuna de “São Francisco de Assis de saia”. Tão ampla é sua sensibilidade em ajudar e defender a vida dos animais, exercendo o amor e a pratica do altruísmo. Nos últimos meses lançou a Campanha “ COMPAIXÃO E CONSCIENCIA ANIMAL”, objetivando evitar os maus tratos aos animais e despertar nos motoristas da cidade; a consciência de parar o veículo ao ver um animal atravessar a pista, evitando os acidentes e mortes.
É uma vida cheia de amor e emoções, exemplo e dedicação voltada para a família, os filhos, os animais, a sociedade, e o bem da sociedade de um modo geral.

Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário