PRECISAMOS CULTIVAR O SENSO DO BELO

Poluição  visual deixa a cidade feia.







“Precisamos cultivar o senso do belo”, diz Battisti Bulcão. Em Itabuna a maioria dos postes de luz e os caules das árvores servem de mural para colocar propagandas de empresas e de prestadores de serviços. Na área urbana e na periferia do município é notória esta situação, gerando uma poluição visual e deixando a cidade com um aspecto visual feio. Existem ainda as antigas propagandas dos candidatos a prefeito e a vereador do município. Um total desrespeito ao ambiente e a cidade. Muros de casas residências e comerciais continuam com a propaganda eleitoral.
Nos postes de luz são fixados propagandas e vários anúncios que deixam a cidade com aspecto sujo . A maioria das placas anuncia a prestação de serviços do Mototaxi; o  conserto de fogões;  vendas de antenas parabólicas e máquinas.
Placas colocadas em postes de luz anunciam para que  lado está o Supermercado Itão;  aonde fica o restaurante, anunciando vendas de apartamentos , além daquelas mensagens  que pedem aos moradores que não coloquem lixo naquele local.
Os Moradores do conjunto BNH, blocos 18 e 19, por exemplo, colocaram uma placa no caule da arvore informando: “ Atenção. Favor  não estacionar veículo na entrada do prédio”.
Na  mesma proximidade um poste de luz pendura uma faixa feita de papelão de um metro, enrolada num plástico, que o visual é um lixo, com a mensagem: “ Não coloque lixo neste local”. Na Avenida Presidente Kenenndy,  7.754, um poste de luz serve de mastro para segurar propagandas do Condomínio Cidade Jardim; do Itão São Caetano ; e do restaurante Sabor da Bahia.  Só faltou a propaganda da central da carne, que fica defronte ao poste.
O Jornalista e escritor João Batista de Paula, o Battisti Bulcão , diz o que aprendeu. Ele diz o seguinte: “ Precisamos cultivar o senso do Belo. Através disso, exerceremos boa influência sobre os indivíduos e, em grande escala, muito mais do que pensamos, sobre a sociedade e a nação”. Cidade limpa é cidade desenvolvida. Tem um povo educado e disciplinado.
Nos pontos de ônibus advertência da lei 1.331/8 para não colocar cartazes, não é obedecida pelos populares. A Coelba, a Prefeitura e as Associações de Moradores devem deflagrar uma campanha para manter a cidade longe da poluição visual. “ Cidade desenvolvida tem povo educado; e cidade limpa tem povo educado”.   

Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário