UMA ENTREVISTA BEM ENGRAÇADA E RISONHA COM BATTISTI BULCÃO
O Jornalista e escritor João Batista de Paula, o Battisti Bulcão, que está comemorando seus 27 anos de Jornalismo no Sul da Bahia, durante uma entrevista concedida ao Jornalista e Editor de Blog, Ednei Bonfim, do Correio Bahia, em Itabuna (BA), falou com humor de suas ações e escritas. Battisti Bulcão tem feito muita gente sorrir e feliz e através de seus livros “ A Bíblia do Inconveniente ; “ Viva Bem”; e a Bela Face do Mal”. Vamos conhecer João de Paula. Fique Rico. Fique por dentro.
Correio Bahia – Ednei Bonfim - Existem colegas que dizem que você é uma pessoa boa, mal é sua língua?
Battisti Bulcão – Injustiça!. Nem ando colocando minha língua em certos lugares. Ela só vive dentro de minha boca. A verdade é a seguinte: os vitoriosos comemoram; e os perdedores se justificam. Minha língua continua solta e flexível. Tenho opinião própria e não sou “Maria Vai com as outras”. Eu sou eu, você é você.
CB- Qual é sua galinha de ovos de ouro?
BB- Eu não tenho. Possuo apenas uma codorna. Os ovos são tão pequenos e nem são folheados a ouros. Continuo na mesma tese: quem não deve, não prospera. As dívidas dos governos são eternas.
CB- Todos têm dois e você só tem um?
BB- Isso é uma verdade. Aqui, o puxa saco custa pouco. Muitos jornalistas sonham em ganhar o Prêmio Esso, mas acabam trabalhando num Posto Shell ou em prefeituras.
CB- Quem dobrou a esquina?
BB- O vento. A pessoa que está de olho em você, em puxar seu tapete, em querer ocupar seu cargo, seu emprego. Pode ter sido o invejoso que está do seu lado, aconselhando e observando em seguida sua queda.
CB- Você tem sido destacado com suas reportagens e livros de mensagens e auto ajuda?
BB- Minha campanha tem sido continuada: Ajude o Joãozinho a ficar mais rico. Os meus amigos querem o meu sucesso. Quem não é meu amigo faz boatos e não tem o prazer de poder contar com minha amizade e amabilidade. Hei de vencer, mesmo com o time de Judas por perto.
CB- Você tem aparecido pouco nas festas sociais ou em eventos políticos. Por quê?
BB- Quando eu posso, estou presente. Tenho dito que quem não aparece; não é lembrado. Às vezes fico omisso para não ser mais um puxa-saco ou agir como vaca de presépio: só concordando e aumentando o número de figurantes. O mal pode até prevalecer, mas a Justiça e o amor transbordarão no dia seguinte.
CB- Quem você descarta e deixa fora da mala?
BB- Acho que devemos atrair o que é bom para nós. Devemos deixar fora todas as pessoas que nos causam incômodos, sofrimentos, rancor e maldades. O mundo precisa delas; mas, não somos obrigados a viver e conviver no mesmo teto. Onde se ganha o pão não se come peixe.
CB- Por que você diz que a sanguessuga tem duas filhas?
BB- Tem sim: “ Quero mais” e “ Quero mais”. Quando você está no topo todo mundo quer tirar proveito, oferece amizade e préstimos, sempre existem o interesse e os interessantes por trás. Na verdade, luz apagada não atrai mosquitos.
CB- Você já fez parte do clube dos sem?
BB- Sim. Tive uma formação boa, religiosa e familiar, mas em terra alheia acabei no Clube dos sem casa, sem telefone, sem mulher, sem carro, sem livros, sem jornal, sem amigos, sem emprego, sem dinheiro. Já fui sócio várias vezes do SPC. Hoje faço parte do clube dos CEM. O melhor da vida é ganhar experiência com a própria vida e aprendi que não adianta roupa cara e de etiqueta; por que o melhor da vida a gente faz sem ela.
CB- Tem algum conselho para alguém viver bem?
BB- Tenho sim. Faça o seu melhor. Elimine o ódio, a raiva, a ira, o ressentimento. Sorria! Viva sua vida. Aproveite o sol, o mar, o vento e a natureza enquanto são de graça. Tudo passa. Lembre-se que seus melhores amigos devem ser: Deus, saúde e dinheiro. Com seu exemplo de vida e conduta, você prega o melhor sermão do que com suas palavras.
CB – Você tem alguma coisa em comum com o Deputado e humorista Tiririca?
BB- O que temos é comum: somos cearenses. Ele de Itapipoca. Eu de Uruburetama. Municípios vizinhos como Itabuna e Ilhéus (BA). Eu escrevo e Ele fala. Sou tímido ao falar em público.
CB- Qual o próximo livro?
BB- Estava sendo editado a Bíblia do Riso. Mandei cancelar tudo. Estou aguardando algo mais gozoso. Quem viver, verá.
JOAO DE PAULA COMENDO O PÃO QUE O DIABO AMASSOU E NÃO TINHA CARNE. |
Categorias:
Entrevistas
0 comentários:
Postar um comentário