ITABUNA: NADA A FESTEJAR.
DE: EXPEDITA MACIEL, autora do livro: vim, vi e venci.
:
Bom Dia Minha Querida Itabuna!!! Terra dos Frutos de Ouro!! Lembrancas saudosas dos que acreditaram na fertilidade de teu solo: semearam e colheram no seio de teu solo amado.
Itabuna que me acolheu ainda muito jovem com minhas crianças que foram por te Adotadas com Amor e muito carinho, ao nos oferecer na epoca opções de excelente qualidade na educação e no lazer!!
Itabuna querida! saudades dos tempos que eras mais acolhedora, pois nas pracas passeavamos com nossas famílias , sentavamos no cais da Beira do Rio, para contemplarmos a suavidade das Águas do teu amado
Rio Cachoeira,que com sua corredeira suave, levava os peixinhos saltitantes que alimentavam as brancas garças e outras aves aquáticas com muito charme!
Mas que tambem nos proporcionava a noite um belo espetáculo das luzes da Cidade refletidas em tuas mansas águas! Que Belo e romântico Espetáculo principalnente para mim; que residia no coração da Cidade:que era o seu Centro e podia contemplar com alegria e muito Amor!!
Enquanto as crianças nos Domingos e feriados nos os Pais as levavamos para passearem com suas bicicletas nas calçadas e praças da Cidade pois eras uma Cidade Menina e ainda não havias sido violentada em teu Seio!!
Com a Violência Contra te! Contra teu Lindo e murmurante Rio Cachoeira que hoje só chora seu assassinato, tambem vi muitas vezes a farra do povo a correr para olhar tuas águas nas enchentes repentinas sobre tudo na ponte do Maraba e na ponte dos Velhacos;a ilha do jegue chegava a desaparecer com o volume das águas que de Surpresa chegavam; as vezes com certa Violência levando todo entulho e baronesas que atrapalhavam sua livre correnteza.
Lindo de se Ver até mesmo nas enchentes provocadas com as cheias de inverno e a estrutura inadequada para a chegada das águas que chegavam a invadirem até a Av do Cinquentenario.
Tudo Era Bonito de Dia e Noite andávamos nas ruas tranqüilas da Cidade, que hoje chora com o mau cheiro das águas apodrecidas e o sangue derramado por teus filhos que enveredaram pelo mundo do crime das drogas, de toda sorte do que e Ruim para te e para nós pois são teus filhos que em sua maioria se desviaram do Bom caminho .
A Natureza a dureza da destruição; cada governante e os seus comandados sem o conhecimento de causa e nem um pouco de preocupação com a Natureza, com as árvores e as aves que nelas habitam.
Tudo de Bonito que é o verde das árvores com seus pássaros variados hoje derrubadas sem nenhum critério, choram com a serra elétrica que em mãos sem habilidades para o serviço em segundos tombam ao chão levando com elas so chão os ninhos com os filhotinhos que ao gritar choram pelos pais que nunca mais os verão.
Para a atividade de poda tem que ser um artesão com habilidade para criar formas e enfeitar a cidade .
Destruiram tuas árvores sem noção do Bem que uma árvore faz a vida de uma comunidade, perplexa eu assisti na derrubada total destas árvores e os filhotes de aves variadas desesperados e caidos ao chão sem ter para onde voar e cadê seus pais!
E assim ,com a mesma sina das arvores que vive teu Povo.
Itabuna querida cadê os seus direitos de contemplar o Belo, sentar a sombra das árvores e nosso direito de ir e vir tolhido, destruido assim como a arborização cortado ate o tronco.
Sofremos contigo pelos desmandos e o descaso!!
Itabunaamanha nos em uma Cidade assassinada em sua Nartureza E Dureza...Minha querida Itabuna so Poderei te dar Alvisseras se um dia um administrador de Te como Cidade se ticar de Coracao e com a População te devolverem o que os insensiveis administradores te roubaram ,a sombra acolhedora de tuas árvores o canto das aves sem termos que assisitir filhotes roubados de sua família agonizando no chão. Itabuna Deus te Fara JUSTIÇA pois Jose teu Padroeiro foi o Pai de Jesus na Terra e te devolverá e a nós o que nos roubaram. Não Chore!!!
Eu Te Parabenizo por Seres Uma Cidade Forte ! Tens no teu Seio a força dos Nordestinos que te Fundaram .
Categorias:
0 comentários:
Postar um comentário