UM HOMEM QUE GERA GRATIDÃO NAS PESSOAS: HÁ 50 ANOS.


MEUS 50 ANOS
De:  João Batista de Paula*


O escritor cearense que recebeu o titulo de cidadania itabunense.
Um homem que que gera gratidão nas pessoas pela sua existência.

MEUS 50 ANOS
De:  João Batista de Paula*


“ Digam os poetas, os oradores e os sábios o que quiserem, a velhice não deixa de ser a velhice”, Sinclair Lewis.  Com firmeza declaro:  Ser anoso é uma experiência amável, melhor do que ser morto, ou inútil.

Meus regozijos e agradecimentos  a Deus Pai Todo Poderoso por completar meus 50 anos de idade; vivenciar as bodas de Ouro; e os meus 30 anos de profissão no campo Jornalístico e das Letras, neste mês de Fevereiro de 2013.

Sou cearense, de Uruburetama, chegando no Sul da Bahia, em Itabuna, em 1984, divulgando o meu primeiro livro, intitulado Você é Importante, com mensagens de autoajuda e mensagens de otimismo. E em 1 de Dezembro de 1998, recebi da Câmara de Vereadores de Itabuna, o Título de Cidadania Itabunense. Em Itabuna  ampliei meus estudos, cuidei de minha carreira profissional e cultural, com lançamentos de mais cinco livros.

As felicitações -   Agradeço as felicitações e as  congratulações, as manifestações amorosas dos amigos e dos familiares, que sabem que ser rico é, acima de tudo, ficar em silêncio; e agradeço especialmente a minha amada esposa Expedita Maciel, que expressa seu amor a todo instante e  agradece a Deus por fazermos  parte do mundo dos vivos,  e das  “ Mãos ricas”.

Uma gentileza atrasada, no meu ponto de vista,  são as homenagens ao “ morto”, com Moção de Pesar, aquele velho falatório de sempre: “  Era gente boa! Inteligente! Uma pessoa integra! Um cidadão de bem que não fazia mal a ninguém”.  Creio que é por isso que o defunto solta pum! Emocionado ou inerte  por tamanha gentileza atrasada.

Atos Meritórios - Acredito que as falhas menores do homem não têm grande significação. Mais importante são os seus atos meritórios. Neste sentido, não quero ser um homem importante, mas quem gera gratidão nas outras pessoas por sua existência. É claro! Continuo com o slogan de causar muita inveja, mas também muita admiração.
Estou vivo! E cada um tem  vida : a idade de seu coração e de sua mente. 

Rico de Amigos -   Sou Rico de Amigos . Vocês são os meus presentes e meus instrutores. Passo a palavra para:
Expedita Maciel Viana , Mauro Horta, Angélica Maria, Maria Antonieta, Janete Assis, Robson Nascimento, Rose Barreto, Kleber Torres, Gerdan Rosário, Eduardo Anunciação, Ivan Motenegro,  Cátia Gomes, Milton Gramacho, Jose Adervan de Oliveira, Vercil Rodrigues, Angelica Rodrigues, Adeildo Marques, Eglê Santos Machado, Joselito Reis dos Santos, Anisio Alves de Oliveira, Andirlei Nascimento, Ramiro Nunes de Aquino, Edional Santos Bonfim , Noélia Sirlene, Paulo Roberto Almeida , Marilene Duarte, Alexandre Lombardo, Wagner Albertsson, Silvio Santos, Nivaldo Reis,  Val Cabral, Manoel Messias, Coronel Fábio, Capitão Azevedo, Coronel Santana, Augusto Castro, Orlando Cardoso, Valdenor Ferreira, Cacá Ferreira.

Boa conclusão -  O que  há de bom na velhice são as experiências de amor e vida, saber separar ou buscar o equilíbrio entre o bem e o mal;  saber que a generosidade consiste em dar antes de ser solicitado;  e  que todas as flores do futuro estão na semente do hoje.  
Viva Bem! Que Deus lhe ajude a gozar. A gozar de boa saúde, paz e prosperidade. Este tem sido o meu Fim. Boa Conclusão.
·        João de Paula é editor do Jornal O Produtor.   



  

DOCUMENTÁRIO JORNALISTICO DE JOÃO BATISTA DE PAULA, O João de Paula, no Planeta Letras.

Um homem que gera gratidão nas outras pessoas



Jornalista e escritor João Batista de Paula, popular João de Paula , autor de cinco livros de humor, autoajuda e autoestima: “ Você é Importante”; “ Quem Sou Eu? Só Poesias“; “ A Biblia do Inconveniente”: “ Viva Bem”; “ Proibido Ler”;  e no prelo “ A Bíblia do Riso” .

Saiu de sua terra natal Uruburetama , Ceará, para Itabuna, Bahia, em 1984. Casou-se em  1999 com a funcionária pública estadual, agente administrativa do Detran, Expedita Maciel Viana. Não teve filhos porque já encontrou uma família toda pronta e bem sucedida.



João  Batista de Paula, escritor e Jornalista, nasceu em 24 de Fevereiro de 1963, em Uruburetama-Ce. Município conhecido como o maior produtor de banana do estado do Ceará ; e pela beleza de suas serras e rios perenes. Berço também da família Soares Bulcão ; da  atriz internacional Florinda Bulcão.

Família Humilde do Ceará
 João Batista de Paula  é filho do casal de pequenos agricultores: João Felix dos Santos e Maria Francelino de Paula Santos, sendo o filho mais velho do casal. De Paula teve outros irmãos: José Evangelista, Francisco Adalberto de Paula, Ana Celia de Paula e Antonio Carlos de Paula.

Em Uruburetama, o primeiro colégio que freqüentou foi o Monsenhor Antero José de Lima, onde estudou o curso primário. Em seguida, foi estudar no colégio Municipal Maria Julia Maia Bonfim, onde cursou o ensino fundamental e se formou em Magistério e Contabilidade. Ele lembra dos diretores: Fátima Ávila, irmã Vasconcelos e José Silva Novo.

João já pensava como gente grande
Aos 15 anos de idade fez um discurso em praça pública sobre liberdade, em comemoração ao  7 de setembro, representando o colégio Maria Julia Maia Bonfim. João Batista de Paula, o João de Paula, como ficou conhecido na Bahia, tem formação religiosa pautada nos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica Romana.
Ele participou por mais de 4 anos do Grupo de Jovens da igreja Matriz  São João Batista, coordenada pelo padre Arnaldo Pestalozzi.
O Primeiro Emprego

Ganhou o primeiro emprego como relações públicas e balconista no Foto Benigno em Uruburetama. Em seguida, conseguiu ser correspondente de um Jornal da Capital Fortaleza, para transmitir “ releases”  de notícias da prefeitura de Uruburetama, na época, era prefeita a professora Margarida Barbosa de Vasconcelos.  
Aos 20 anos durante a solenidade de formatura dos cursos de magistério e contabilidade, no clube social da cidade, fez o lançamento do seu primeiro livro de autoestima: Você é Importante,com  mensagens de autoajuda e de otimismo. Foi Sucesso Total, onde recebeu milhares de cartas dos leitores.
O Livro foi apresentado pelo professor,diretor, filosofo e maestro, José Silva Novo, em 17 de outubro de 1983.
A vida Boa na Bahia

Em julho de 1984, próximo do aniversário de Itabuna, em 28 de Julho, recebeu convite do padre e advogado Auxêncio Costa Alves e do bispo Diocesano Dom Paulo Lopes de Faria, para lançar o livro Você Importante, durante as comemorações dos 76 anos de emancipação de Itabuna.

O lançamento do livro foi feito na Cadetral de São José e as primeira entrevistas de João de Paula foram na Radio Jornal de Itabuna, nos programas de Vily Modesto e Cacá Ferreira, sendo apresentado a sociedade pelo Padre Auxêncio e por Dom. Paulo Lopes de Faria.
Aos 22 anos saiu de sua terra natal para fazer sucesso cultural na Bahia, em Itabuna, terra do escritor Jorge Amado e de outros famosos.
João de Paula ficou encantado com Itabuna e foi conhecer Porto Seguro, terra do descobrimento do Brasil, que só conhecia por estudos escolares, ficando encantado com tudo e com todos, resolvendo fixar residência nestas terras.



Em Itabuna e a Prefeitura

Foi apresentado ao Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itabuna. O Jornalista Pedro Ivo Bacelar, na gestão do prefeito Ubaldo Dantas, adquiriu dezenas de livros para distribuir com jornalistas e radialistas da cidade ; e convidou o jovem escritor cearense a colaborar com assessoria de imprensa, na elaboração e produção do Folheto semanal  denominado “ Saia de Casa”, produzindo textos com a jornalista itabunense Helena Mendes.

Estudos e mais possibilidades em Itabuna
Em janeiro de 1985 fez o vestibular da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna- FESPI, sendo aprovado para o curso Letras com opção para  o Curso de Direito.  Cursou os primeiros semestres; mas, resolveu trancar a matrícula. Em 1995 retornou; mas, também não deu continuidade. Por isso, João Batista de Paula diz: teve passagem pelo curso de letras da Uesc.
Continuou fazendo as atividades  de comunicação na Prefeitura de Itabuna como prestação de serviço. O prefeito Ubaldo Dantas até pensou que João era seu funcionário, chegando até a reclamar porque ele não usava crachá.
E com o padre Auxêncio Costa Alves, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, recebeu todo apoio e, em 85/86,  fundou a FUSPAMECI – Fundação de Amparo ao Menor e ao Idoso, onde exerceu a função de diretor e secretário, por mais de cinco anos. Fez parte também da fundação e da diretoria:  o jovem Francisco Aleluia, hoje membro da Polícia Militar do 15 Batalhão de Polícia de Itabuna.

A Participação no Planeta Letras
Nesse mesmo período escreveu artigos literários no Jornal Diário do Cacau, editado pelo jornalista Ariston Caldas; e Diário do Sul do Cacau, editado pelo jornalista Eduardo Anunciação. Publicou várias poesias no Diário de Itabuna, na página cultural, editada pelo jornalista e poeta Joselito dos Reis Santos; e Contexto Social – coluna social – no Jornal Diário da Manhã,Jornal de Ilhéus, do jornalista e empresário Gerdan Rosário.

Primeiro emprego na Comunicação Regional
Em 1º de Agosto de 1985, foi contratado como repórter do Jornal TRIBUNA DO CACAU – Grupo Kaulfmann, atuou como repórter geral, tendo como editora a jornalista Maria Antonieta ; e administradora jornalista  Janete Assis.
João Batista de Paula era repórter e revisor do Jornal. Segundo ele, sempre amava o que fazia.  
No JORNAL A SEMANA – Atuou como repórter em 1986. O Jornal era dos empresários Roberto Coelho e Barbosa Filho, da empresa Ação Propaganda. Editor: Antônio Lopes e Diagramador Arnold Coelho.
O JORNAL AGORA,  fundado pelo empresário e jornalista José Adervan Oliveira, o Jornalista João Batista de Paula foi repórter Geral, contratado em 02 de Maio  de 1987. 
João Batista de Paula está como integrante do Jornal, no quadro de repórteres, em matéria especial do dia 28 de Julho de 1986, Itabuna 76 anos, intitulada: Da colheita à expedição, como é feito o seu Jornal Agora.
Ele aparece ao lado do Jornalista Pedro Ivo Bacelar, Rose Barreto, Yonélio Sayde, Rose Marie Galvão, dentre outros.
  

FILIAÇÃO  NA IMPRENSA
João Batista de Paula foi imediatamente convidado para ser sócio das entidades representativa de classe. É  Sócio Efetivo da Associação Bahiana de Imprensa – ABI, com o  registro 284, desde o dia 21 de Março de 1986.O convite foi do conceituado jornalista Walter Maron.
João Batista de Paula é Membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia, com Registro na  DRT-205-BA,  com data de filiação desde 19 de  Dezembro  de 1986. Tendo sido convidado pelo Jornalista Pedro Ivo Bacelar, que fazia parte da Delegacia Regional do Sindicato, na época.
É membro do Clube do Poeta do Sul da Bahia, desde sua fundação  em 2 de Janeiro  1991.

Novos trabalhos no Planeta Letras

No JORNAL A REGIÃO foi cadastrado como Repórter . Nº 005 , no período de. 1989/90/91/92. Este era o registro de João Batista de Paula, quando trabalhou para os empresários e jornalistas Manoel Leal e  Hélio Pólvora.
Antes de ser contratado passou um bom período atuando como prestador de Serviços, fazendo reportagens gerais, com o Jornalista Daniel Thame.  
Na PREFEITURA DE ITAPÉ, município próximo à Itabuna, João Batista de Paula  foi nomeado e contratado para ser Assessor de Imprensa e Relações Públicas, contratado em  1º de Março de 1989, onde permaneceu por um período de 7 anos, na Gestão dos prefeitos Pedro Jackson e Hudson Brandão.
“Era um pé numa cidade e em outra, um pulo num jornal aqui e acolá. Tempos bons! “, lembrou o repórter João de Paula, com seu colega Nildo Alves, na época chefe de Gabinete do Prefeito Pedrão.
João Batista de Paula também foi convidado para ser assessor de imprensa dos vereadores Milton Santos Gramacho, Gilson da Oficina  e Ana Carolina, permanecendo durante todo mandato, período de 4 anos. Depois assessorou o vereador Gilson da Oficina com Ademar Brandão.
Nos anos seguintes, com a reeleição, e outra reeleição do edil  r Milton Gramacho, João Batista de Paula, ficou sendo seu Assessor de Comunicação até o ano de 2012.

No Jornal de Grande Circulação estava João
Na TRIBUNA DA BAHIA -  João Batista de Paula – Repórter- Sucursal de Itabuna. Matricula: 2685 – Edisa – Editora da Bahia S/A . Foi Contratado em 5 de Março de 1992, atuando por dois anos, devido a falta de tempo, vez que, era servidor da  prefeitura de Itapé.
No Jornal Tribuna da Bahia além de ser repórter geral, assinava uma coluna todas as quintas-feiras,  denominada João de Paula – Sul da Bahia. João de Paula falava de tudo e de todos, tornando a coluna a mais lida no Sul da Bahia por expressar a Verdade, a crítica na hora certa e o elogio.

João Batista de Paula, o popular João de Paula, na TRIBUNA DA BAHIA , publicou várias reportagens assinadas, dentre elas,  “ A MICARETA ANDORINHAS DO AMOR”, ITAJUÍPE DE 22 À 26 DE MAIO 92; e Reportagem especial, 11 de Junho 1992, Micareta da Ecologia 92, em Coaraci, de 4 a 7 de Junho, na época o prefeito era Aldemir Cunha de Oliveira.

Os editores de João de Paula, no Jornal Tribuna da Bahia, eram os jornalistas responsáveis pelo interior sob o comando da jornalista Mara Campos.

Tribuna da Bahia – Ano XXIII . Nº 7879. Salvador – Segunda-feira, 27 de julho 1992. Matéria de destaque assinada pelo Jornalista João Batista de Paula. Manchete: Desajuste Social leva menino travesso à marginalidade.

Tribuna da Bahia – Ano XXIV Nº  7612, 1992, sábado 12 de Dezembro. Matéria de destaque assinada pelo Jornalista João Batista de Paula. Coaraci comemora 40 anos de Emancipação Política.

TRIBUNA DA BAHIA ANO XXIV Nº 7664, SALVADOR, Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 1993, assinou coluna intitulada: SUL DA BAHIA, por mais de um ano, todas as quintas- feiras.

Tribuna da Bahia – Caderno de Edição Especial – Setembro 93- assinado por João Batista de Paula, referindo-se ao município  Guaratinga – 32º Aniversário, em 31 de Agosto. Prefeito: Deldi Ferreira. O Falainforma de Augusto Castro e Augusto Cruz estavam em ação, responsável pela circulação do Jornal no Sul e extremo Sul da Bahia.

No JORNAL AGORA, João Batista de Paula, retornou como Repórter Geral  em 1992. Jornal Fundado por José Adervan, onde passou mais dois anos trabalahndo como Reporter.

No JORNAL DO ESTUDANTE  foi o Editor – em 1992.
Convidado pelos grêmios recreativos dos Colégios de Itabuna para editar o Jornal do Estudante, O jornalista João Batista de Paula aceitou.

Tribuna da Bahia, domingo, 31 de Janeiro de 1993, Caderno de Turismo, João Batista de Paula, assina uma página do Jornal, com a reportagem: Itacaré, a cidade do turismo no Sul da Bahia. Reportagem assinada também com seu colega radialista Jorge Oliveira, de Ilhéus (Ba). Na época, o radialista ficou responsável pela Sucursal do jornal em Itabuna e Ilhéus.

JORNAL O TRABUCO – Agosto de 1995. Editor: Yonélio Sayd. João Batista de Paula é colaborador e colunista, assinando matéria intitulada “ Batendo Bola com João”. Ele dava bola branca para as coisas boas e positivas realizadas pelas lideranças cacaueira; e bolas pretas para as coisas que não tinham repercussão positivas na mídia.
João de Paula também fazia reportagens sob a orientação do Jornalista Yonélio Sayd, seu colega de trabalho também no Jornal Agora.

O JORNAL DO ESPORTE. GALERA. Itabuna, setembro de 1995. ANO I. Editor: João Batista de Paula. Fundadores: Antonio Maurício da Costa e Adriana Gonçalves da Costa. O Jornal foi sucesso geral; mas, após um ano João de Paula assumiu outros compromissos e não pode ficar na editoria do Jornal.

Jornal  In... Pacto! – Um jornal ligado em você. Outubro de 1995. Editores: João Batista de Paula e Robérico Reis.  Robérico Reis, radialista, fazia parceria com João de Paula na elaboração e divulgação do Jornal no rádio.

JORNAL FOLHA REGIONAL -  Itabuna- Ba, Editor: João Batista de Paula, em 1995. Presidente: Jornalista Ednei Alves Bomfim. Um Jornal que causava impacto pela denuncias formuladas pelos leitores, políticos e lideranças regionais.
João de Paula ficou uns dois anos na editoria, depois pediu demissão, alegando que seu estilo era o de apoiar as coisas boas, a verdade, o bem e o belo. Ou seja: O bom exemplo.

Titulo de Cidadadania Itabunense-
Em 1 de Dezembro de 1998, recebeu o Titulo de Cidadania Itabunense, pela Câmara de Vereadores de Itabuna, por indicação do Vereador Milton Santos Gramacho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em Itabuna e região pelo Jornalista João Batista de Paula. A votação foi aprovada por unanimidade.

Premio CDL de Imprensa
Em 27 de Outubro de 1995, recebeu da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna- CDL, homenagem com o Troféu CDL de Imprensa, na Classificação: “ Os melhores do ano de 1995”.
Recebeu Troféus e Destaques do Sindicato dos Motoristas, por indicação da radialista Edna Silva, assessora de comunicação do sindicalista Pezão.
Recebeu vários Troféus como Amigo dos Bairros, Santo Antonio, Fátima, São Caetano, São Pedro, por defender melhor qualidade de vida para aquelas comunidades, com reportagens especiais feitas junto as associações de moradores.
Associação Comercial de Itabuna- ACI
Foi Assessor de Imprensa da Associação Comercial de Itabuna- ACI;  e editou o Jornal ACI Notícias com o Jornalista  Nelito de Carvalho.
Fez assessoria aos diretores do Sindicato dos Bancários, Luis Sena e Jorge Barbosa, editando o Jornal Consciência Bancária. 

AMEVIC  NOTÍCIAS – O Jornal da Associação de Pequenas e Microempresas de Vitória da Conquista. Editor: João Batista de Paula. Presidente: Genildo Gonçalves de Souza. 96/97.João de Paula foi convidado para editar o Jornal. Vale ressaltar que o Jornalista foi diretor da Associação das Pequenas empresas de Itabuna, cujo presidente era o empresário Valdir Ribeiro.
João de Paula era diretor e Fez assesoria jornalística da Associação por mais de 4 anos. João de Paula tinha uma empresa de comunicação denominada JB Notícias.




JORNAL SUCESSO-  João Batista de Paula: Foi o Fundador e editor do Jornal empresarial sucesso- O Jornal das Boas Notícias em 24 de Fevereiro de 1998. O Jornal ficou circulando até 2001.

Premio Empresarial 2001 e em 2002
João Batista de Paula, o repórter e escritor do povo, recebeu em Itabuna, na AABB,  o Troféu Prêmio Empresarial, por  dois anos consecutivos: em 2001 e em 2002, pela empresa Palitus Comunicação, em reconhecimento as ações realizadas no campo Jornalistico e na divulgação dos livros de sua autoria.

NA REVISTA CULTURAL ARTPOESIA ANO X NºS  81/82 – Salvador/Ba, De Carlos Alberto Barreto; o Jornalista João  Batista de Paula, tem coluna “ frases Mal ditas, frases Bem Dita ” e aparece no expediente como Colaborador.
JORNAL DOS BAIRROS ( 1992)  E JORNAL O PRODUTOR   da Roça do Povo, Itabuna (Ba)– Foram criados por João Batista de Paula e Anisio Alves .
João é  Editor- Chefe  desde 2008 até a presente data 2013.

JORNAL E REVISTA DIREITOS – Do empresário, advogado, professor  e jornalista Vercil Rodrigues, o Jornalista João Batista de Paula assinou coluna Falainforma em  fevereiro de 2010.

Ganhou uma página no Jornal Direitos, onde foi entrevistado, com publicação no período de 20 de Novembro a 20 de Dezembro de 2010, com o tema: A verdadeira liberdade respeita a liberdade alheia.
João Batista de Paula é o diretor e editor do Jornal a Voz do Povo itabunense, jornal e blog do empresário e ex vereador Milton Santos Gramacho, em Itabuna, desde o início de 2011, com sede no bairro Santo Antônio.
OS LIVROS NO PLANETA LETRAS
O Kit de livros que geram felicidade de João Batista de Paula, é o seguinte:
A Bíblia do Inconveniente – O impossível Acontece -  Publicado em 2006.
Viva Bem – Que Deus lhe ajude a gozar – Publicado em 2008.
Proibido Ler – A bela face do mal – Publicado em 2009.
Flores para um Mundo Melhor – Receba as flores que Lhe dou em vida, Em Julho de 2011.
A Bíblia do Riso – Está no prelo para ser editado em 2013/2014.

JORNALISTAS REGISTRANDO A PARTICIPAÇÃO E PRESENÇA DE JOÃO DE PAULA EM EVENTOS

JORNAL A REGIÃO, ano II , Nº 75, outubro de 1988. Registra: Elogio. O repórter João Batista de Paula, de A Região, não cabe em si de contente. Foi elogiado, em letra Imprensa, por, nada mais nada menos que Eduardo Anunciação, o nosso colega de Bahia do SUL.
Tribuna do Cacau – Ano 27 – Itabuna , quarta-feira, 6 de Fevereiro, 1991. Nº 5.202. Coluna Destaque, registra: Revista Palestra com direção de Gilenildo Silva Oliveira e editado por João Batista de Paula.
BAHIA DO SUL  -N º 431 – Itabuna- Bahia, quinta-feira, 7 de março de 1991. Eduardo Anunciação, registra a competência de João Batista de Paula como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapé.
Diário da Manhã – Ano VI – Número 575 – Itabuna, quarta-feira, 28 de Abril 1993. Gente Grapíuna – Pedro Ivo Bacelar registra a participação do Jornalista João Batista de Paula em eventos da cidade.




H  O  M  E  N  A  G  E  N  S
DIPLOMA DESTAQUE ESPECIAL  do VI Concurso Nacional de Poesias. A comissão Julgadora do VI Concurso Nacional de Poesias, promovido pela Revista Brasília, outorga o presente Diploma na categoria Destaque Especial a João Batista de Paula por ter obtido classificação no Certame Cultural. Brasilía 10 de Julho de 1985. Assinado pelo diretor da Revista Brasília, jornalista Reis de Souza.

Diploma Jornal do Estudante. O Jornal do Estudante confere à João Batista de Paula, jornalista, o Título de Honra ao Mérito. Ele que é Editor – Chefe do Jornal em deferência à dedicação e incentivo à classe estudantil. Itabuna 19 de Julho 1991. Assinado: Comissão Organizadora – Palitùs Produções e Comunicações.

Diploma Amigo da Gazeta.  Conferimos ao João Batista de Paula o Diploma Amigo da Gazeta, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento Regional. Homenagem que prestamos com muita honra, por ocasião do lançamento deste Jornal, que procurará identificar e evidenciar os valores políticos, culturais, intelectuais e empresariais da nossa região. Uruçuca (BA) 20 de Março de 1993. Assinado pelos  diretores: Zacarias Oliveira e Pedro Ivo Bacelar.

Diploma de Honra ao Mérito – A empresa Malvinabar homenageia pelos relevantes serviços prestados a Região de Ilhéus – Bahia. Ilhéus, 30 de Setembro de 1995. Assinado pelo empresário: Francisco Soares Menezes.
Diploma amigo da Polícia Militar, em Ilhéus. Em 30 de Setembro de 1995, quando a Polícia comemorava os 150 anos da corporação. A Indicação foi do PM e empresário Francisco Menezes, do Malvinabar.
Cidadão Itabunense -  A Câmara Municipal de Itabuna, Bahia, Brasil, por unanimidade de seus membros, outorga a João Batista de Paula, o Título de Cidadania Itabunense, que lhe foi conferido pela Resolução Nº 003. Itabuna, 01 de Dezembro de 1998. A indicação foi do vereador Milton Gramacho, endossada por Luis Sena.

1º Ano de Vitória – Certificado Conferido a João Batista de Paula, pela participação e Colaboração no 1º Ano da Revista Vitória. Itabuna, outubro de 1995. Assinado por Vitória Santana. Diretora- Presidente.


Homenagem Amigo dos Artistas. Em 25 de Outubro de 1995, Itabuna (BA), recebe Diploma Amigo dos Artistas de Itabuna, do design Evandro Guimarães, com a mensagem:
Chuva de cores, matizes construídas pelo sentimento. A estética sem compromisso, texturas marcantes e fortes que nos fazem refletir e viajar nas manchas coloridas, na chuva de cores que nos enche de vida. Arte liberta. Arte sem limites. Recebe esta homenagem como amigo dos Artistas de Itabuna.

Prêmio Empresarial  1999 , 2001 e 2003. Conferimos ao Jornal Sucesso, editado por João Batista de Paula, o Título de Destaque Empresarial do Ano, pelos serviços prestados a sociedade itabunense. Itabuna, 26 de Julho de 2001. Assinado Palitùs Produções .

Homenagem aos Poetas e Escritores – Evento realizado pela Associação dos Professores de Itabuna, em 2008, no Shopping Jequitibá, com exposição do poema Sempre Viva, e lançamento dos livros A Bíblia do Inconveniente- O impossível Acontece; e Viva Bem. A indicação foi da professora e artista plástica Jane Bonfim, do Lions Clube de  Itabuna.

Honra ao Mérito
As personalidades políticas de Uruburetama( Ce) homenageiam seu filho ilustre, o escritor e jornalista João Batista de Paula, com o Diploma Honra ao Mérito, por seu exemplo de vida no mundo das Letras. Uruburetama, 21 de Abril de 2011.
No Certificado as indicações dos vereadores José Wellington Pinto e Manoel Hélio e José Maria; Professora Rocilda Pinto, coordenadora da Universidade Vale do Acaraú; Professora Fátima Ávila e diretora do Colégio Municipal Maria Julia Maia Bonfi, onde o escritor cursou 1 e 2 graus; Professor de Pedagogia Francisco Adalberto de Paula; e o empresário Antonio Benjamim Benigno.

Na mesma época, recebeu o Troféu India Iracema, da Associação dos Artesãos de Fortaleza, por indicação do artesão Moacir de Holanda.



 Tudo foi muito bacana, com o apoio e o incentivo maior da Divina Providência antes e depois com o de minha esposa Expedita Maciel Viana. Tem sido só alegria e sucesso de causar  muita inveja e muita admiração também.  The Best
Tenho dito: Quem contempla o céu do fundo do poço, há de achá-lo pequeno. A única saída do fundo do Poço é pra cima.






O vereador de Itabuna, Milton Gramacho, apresentou na Câmara Municipal de Itabuna, uma Moção de Parabéns ao jornalista e escritor João Batista de Paula, o popular João de Paula, pela passagem do dia do aniversário do Jornalista, transcorrido nesta sexta-feira, dia 24 de Fevereiro.

O edil justificou: " É com grande prazer que venho homenagear este profissional que exerce um trabalho de extrema importância para o desenvolvimento intelectual da nossa cidade, região, Bahia , Brasil e Mundo.

- O jornalista, escritor e editor João de Paula, que foi agraciado com o Título de Cidadania Itabunense, não se limita apenas em editar seu jornal, escrever seus contos, dar notícias ou divulgar informações. Esse é um profissional que vai além. O valoroso amigo tem em seu currículo o compromisso com a verdade, e, assim, consolida a história da sociedade divulgando aquilo que vem à tona. De Paula, atua como instrumento importante para o desenvolvimento de nossa democracia, além da ação humanitária que o dignissismo exerce em seu dia-a-dia.

Nesta Moção de Parabéns, quero desejar que essa data ( 24 de Fevereiro), se repita durante muitos e muitos anos, que nosso Deus todo poderoso continue abençoando você João de Paula e toda sua família. Milton Gramacho.




Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário