Aprenda a viver olhando a vida dos outros - João Batista de Paula.


Existe gente boa no mundo: Você.
Aprenda a viver olhando a vida dos outros
DE: João Batista de Paula. Autor do Livro: Você e Importante.
minjoaodepaula@yahoo.com.br


João Batista de Paula: observando a vida dos outros.


Vasta, ilimitada e infinita é a existência do mundo.
Temos uma mania de achar que as tetas das vacas dos vizinhos  são melhores do que as dos nossos pastos. Ao invés de achar ; e olhar para a vida dos outros, deveríamos aprender com eles as boas lições de viver:  a arte de viver bem,  aprendizagens para a vida. Foi assim que o escritor e jornalista, João Batista de Paula, cearense e itabunense de coração, pautou sua vida, agendando e anotando as qualidades dos outros famosos escritores, filósofos e pensadores, tornando-se um homem rico e importante. Rico de amigos e importante em gerar gratidão das outras pessoas.

Segundo ele, ampliar os nossos conhecimentos e registrar no Planeta Letras é como irradiar luz, distribuir a verdade, o bem e o belo, além de sentir o prazer em procurar alegrar, ajudar, desejar felicidade e dar tranquilidade e esperança ao próximo. E nesta etapa da vida, João de Paula, argumentou: “ Os escritores são os engenheiros da alma”; e “ só se pode juntar as mãos quando estas estão vazias”.  E mediante a vida tal como ela é, olhando para a vida dos outros, mas tirando uma aprendizagem cultural, percebeu  que Poeta é aquele que ama ou sofre sorrindo.

O mar de Rosas e os livros
João de Paula, o escritor regional, avisa que os outros não são nossos amigos nem inimigos, eles servem de nossos instrutores. E diz que aprendeu com um provérbio turco ao observar a vida de um jardineiro ou de que cuida de flores, transgênicas  ou não:  “ Pelo amor de uma Rosa, o jardineiro é servo de mil espinhos”. Veja que o amor e a dedicação se fazem necessárias em todos os caminhos da esperança. Na verdade, quem deseja a Rosa tem que suportar os espinhos, revela um provérbio russo.

Õ escritor de livros e mensagens de auto ajuda e humor, João Batista de Paula,  de tanto olhar a vida dos outros, frisa: “ Ninguém vale nada. A entrada e a saída da vida é igual para todos. Oh! Se os ricos fossem tão ricos como os pobres imaginam!”.  O importante é compreender e não se considerar o máximo, elevar o ego, não deixar  antipatia tomar conta do seu  Ser. Por que meu amigo e minha  amiga existe sempre alguém mais sábio que você.

Diz um dos escritores, observando pela lupa de João de Paula, o  Gustave Mouravit,  que “ a Boa biblioteca não se fará pela quantidade de livros mas, sim, pelo conteúdo dos poucos que se possa escolher”.  E Lacordaire registrou: “ Para ser feliz, de três coisas necessitam o homem: bons livros, um amigo e a benção de Deus”.

As outras pessoas boas e maus:  a velhice.

 A  Lilian Tonet  expressa muito bem a boa amizade ao  declarar: “ As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem”.
E veja que há pessoas em cuja presença sentimos animação, e outras junto das quais inconscientemente, nos sentimos desconfortáveis e doentios. São as suas qualidades mentais e espirituais que produzem tais feitos em nós.

Vale também registrar nesta aprendizagem de olhando para a vido dos outros, o seguinte: Cada lar, cada pessoa, possui uma determinada atmosfera espiritual. Existem lares cálidos e amistosos. Outros dão a sensação de desconforto, de solidão e até de frieza. A atmosfera de qualquer lar reflete a atitude das pessoas que o compõem.
Por isso, Sinclair Lewis, diz: “ digam os poetas, os oradores e os sábios o que quiserem, a velhice não deixa de ser velhice”. Agora, expressa uma grande verdade, o autor Stephen Leacock, quando  revela: “ A única coisa que se pode dizer da velhice é que é melhor ser velho que morto”.

Pés no Chão e olhos no futuro

A lição de vida  e de gratidão do Jornalista e escritor João Batista de Paula, está na firmeza dos pensamentos e no pisar firme no chão, com os olhos no futuro. Por que  mediante a realidade tal como ela é, diz Carlos Lacerda, a impunidade gera a audácia dos maus. E  já que a Justiça é Cega – diz João de Paula – o importante é apalpar.Temos que ter a Bandeira DSD – Deus, Saúde e Dinheiro,  em nossas vidas para enfrentarmos o dia-a-dia e começar o dia feliz.  Por que é como diz um provérbio turco: “ Basta um avião sacudir um pouquinho mais, que logo os passageiros ficam parecidos com o retrato do passaporte”.

E aprendendo um pouco de tudo olhando a vida dos outros  existe um provérbio Chinês que revela um grande segredo: “ Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida”. Nas rodas sociais, redes sociais, ciclos de amigos e entidades, existe sempre alguém observando você. Existe um provérbio Turco que  revela: “ Quem fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também”. Então, é preciso ter sabedoria para viver a dois ou em sociedade. Saber ceder para conquistar, ou perder para ganhar. Vem dos Turcos, um provérbio revelador: “ Quem procura amigos sem defeitos nunca terá um amigo”. Eu disse: Amigos.
“ Quem queimou a língua nunca esquece de soprar a sopa”, expressa um  Provérbio Alemão.

Fique Rico  

Em todos os sentidos a doação é necessária. Ninguém é tão rico que não tenha nada que não precise; e ninguém é tão pobre que não tenha nada a ofertar. “ A generosidade consiste em dar antes de ser solicitado”, diz um provérbio Árabe.
O Jornalista João Batista de Paula,  homem bom, acredita que a beleza desperta o poeta que há em cada um de nós.  E baseado no que aprendeu com os orientais, repetiu: “ Volta teu rosto sempre na direção do sol e, então, as sombras ficarão para trás. Existe gente boa no mundo: Você. minjoaodepaula@yahoo.com.br

Categorias:

0 comentários:

Postar um comentário