QUEM SOU EU
Battisti Bulcão é o alcunha do escritor e jornalista cearense João Batista de Paula, da cidade Uruburetama, conterrâneo da atriz internacional Florinda Bulcão, conhecida como Florinda Bolkan, há anos residente na Itália. Battisti é Batista em italiano; e Bulcão é em homenagem a família ilustre Soares Bulcão de minha terra natal.
Battisti Bulcão chegou à Bahia aos 18 anos de idade, no mês de julho de 1984,nasceu em 24 de fevereiro de 1963. Veio ao Sul da Bahia para lançar seu primeiro livro intitulado: “ Você é importante”, sendo o primeiro cearense a chegar na Bahia para vender cultura através de livros, pautados em humor, mensagem de auto-ajuda e criticas; como faz muito bem os humoristas cearenses ao exemplo de Chico Anísio de Paula, Tiririca, Tom Cavalcante e Adamastor Pitagora.
Recepção - Em Itabuna, na época, foi acolhido pelo Conselho Nacional dos Produtores de Cacau- CNPC; pelo advogado, professor e padre Auxêncio Costa Alves; por Dom Paulo Lopes de Faria ( Bispo da Diocese de Itabuna) ; e pelo jornalista e assessor de imprensa da prefeitura municipal de Itabuna, Pedro Ivo Bacelar, prefeito Ubaldo Dantas, da campanha “ Dias Melhores Virão”.
Gostou tanto do município e da região, sua gente e sua vegetação, que acabou ficando de vez na região. Recebeu o Título de Cidadania Itabunense, em 1998, pelos serviços prestados ao município e por participar de várias entidades e lutar pelos interesses da coletividade, visando o bem-estar de todos.
Jornalismo - Atuou como repórter do Jornal Tribuna do Cacau, Assessor de imprensa da prefeitura de Itapé, assessor dos vereadores itabunenses: professora Ana Carolina, Gilson da Oficina e Milton Santos Gramacho. Foi repórter dos Jornais Agora, A Região, Tribuna da Bahia e Correio da Bahia. Fundou os jornais Sucesso – O jornal das boas notícias; Jornal dos Bairros e Jornal O Produtor, além de assessorar vários sindicatos de Itabuna e associação das microempresas de Itabuna, sendo um dos seus diretores.
Casamento - Em 1999 casou-se com a escritora cearense, Expedita Maciel, funcionária pública estadual ,autora do livro: “ Vim. Vi e Venci ”. João Batista de Paula encontrou todo apoio e incentivo para continuar escrevendo jornais e livros. Os mais recentes são: A Bíblia do Inconveniente – O impossível acontece; Viva Bem – que Deus lhe ajude a gozar; e Proibido ler- A bela face do mal. Todos com mensagens de humor, auto-ajuda e críticas que fazem a gente rir, além das piadas e frases mal ditas.
O que faz - Battisti Bulcão assina hoje em dia colunas nos jornais e revistas de Itabuna, como por exemplo, Jornal e Revista Direitos, como João de Paula, além de editar o Jornal O Produtor. O Próximo intitulado: “ A Bíblia do Riso- ria e o mundo rirá com você; chore e você chorará sozinho” já está no prelo.
Generosidade - A frase do dia que cita como exemplo de vida é a seguinte: Quem se senta no fundo do poço para contemplar o céu, há de achá-lo pequeno. João Batista de Paula é um cidadão de extrema generosidade; e nas mensagens ou em tudo que faz ficam explicitas sua gratidão, gentileza e bondade.
ESPAÇO DO LEITOR
Jornal Direitos – Sul da Bahia- De 20 de dezembro de 2010 a 20 de dezembro 2011.
Olá, venho aqui ratificar
que gostei muito da entrevista
(Jornal DIREITOS, edição de
novembro de 2010) realizada
com o querido escritor e jornalista
Sr. João de Paula. Parabéns
João de Paula - sempre
humilde, sincero, com personalidade,
verdadeiro, inteligente
e amigo das horas boas e ruins.
Isto é apenas um pouco do que
ele é... Saudações.
Victor Hércules. Contador e Analista
Tributário. Itabuna – Bahia.
Categorias:
Quem Sou
0 comentários:
Postar um comentário